O Ipem-SP fará uma verificação metrológica nos radares instalados em Prudente na terça-feira, 7 de fevereiro, a partir das 8h.
Este órgão tem como objetivo proteger o consumidor e realiza diariamente a verificação metrológica de radares, instrumentos usados para medir e registrar velocidades no trânsito, em todo o Estado de São Paulo. De acordo com a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatório verificar o equipamento anualmente ou sempre que ele passar por manutenção.
A verificação metrológica leva de 20 minutos a uma hora e envolve fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo equipamento. Caso chover, a verificação é cancelada, assim como pode ser cancelada horas antes se solicitado pelos agentes de trânsito ou pela empresa responsável pelo equipamento. Quando aprovado, o equipamento recebe um certificado válido por um ano. Em caso de reprovação, a fabricante é notificada para corrigir o erro.
Para aplicar multas por excesso de velocidade, o equipamento precisa ser verificado pelo Ipem-SP.
Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares em 645 municípios do Estado de São Paulo.
A ação em Prudente será realizada pela equipe de fiscalização da região.
Decisão da Semob visa melhorar fluidez e segurança no trânsito de Presidente Prudente
Dados da Semob indicam maior conscientização e fiscalização mais rigorosa
Teste será concluído nesta quarta-feira (19) e pode se tornar permanente
Número de motoristas autuados sobe de 614 para 849; 94% das infrações ocorreram por recusa ao teste do bafômetro.
Intervenções estruturais na Rodovia Raposo Tavares visam melhorar segurança e durabilidade; trabalhos seguem até 22 de dezembro.