5g possibilitará uma comunicação virtual mais rápida
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a Internet 5g pura é prioridade do Governo Federal e que todas as capitais brasileiras terão acesso à tecnologia até junho de 2022.
O edital, já aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), prevê que locais como escolas e hospitais terão acesso à rede o quanto antes.
A Internet 5g pura é a rede que permitirá uma comunicação virtual mais rápida. A expectativa do Ministério das Comunicações é que ela impulsione a indústria 4.0, que é a comunicação entre máquinas dentro de empresas do setor industrial. A rede também vai acelerar o processo de comunicação da chamada internet das coisas, que é a comunicação entre celulares e computadores.
A Anatel aguarda a avaliação do Tribunal de Contas da União para publicar o edital do leilão da Internet 5g. Ele foi discutido durante dois meses em audiências públicas e o órgão não vai lucrar com os lances arrematados.
O montante será usado para investimento na nova geração da rede. Os esforços, agora, estão concentrados nas empresas de telefonia que querem investir na tecnologia.
Fonte: Rede de Notícias Regional