Prudente terá a primeira ‘Semana da Pessoa em Situação de Rua – Cada vida, uma história’, de 15 a 19 de agosto. A ação social será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). A semana conta com serviços e atendimentos de saúde, que serão ofertados no Centro Pop, na Rua Siqueira Campos, 1068.
Para cada dia da programação são aguardadas mais de 100 pessoas, sendo que cerca de 40 pessoas frequentam diariamente a Casa Pop, além de outras 40 pessoas que residem no Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (SAPRU), antiga Casa de Passagem. O convite também é levado aos moradores de rua através da equipe de abordagem, para que participem das ações.
A ação terá início na segunda-feira (15) às 9h, com um culto ecumênico no Centro Pop, em seguida será servido um café da manhã.
Na terça-feira (16), das 9h às 13h, será promovido o Dia da Saúde, no estacionamento do Centro Pop. Haverá uma tenda no local com diversos serviços como teste rápido de Sífilis, HIV, Hepatites B e C, aferição da pressão arterial e glicemia, atendimentos médicos e de enfermagem com a equipe da UBS centro, vacinação covid-19, Influenza e tétano, prevenção ao câncer bucal, abordagem sobre saúde mental, orientações sobre tuberculose e hanseníase, saúde da mulher com orientações e agendamentos de consultas e preventivos, além de abordagem com equipe de saúde mental do Caps AD e Caps transtorno.
A programação segue na quarta-feira (17), em que haverá uma oficina de grafite com professor Itamar Xavier. No estacionamento do Centro Pop, os assistidos irão fazer pinturas de grafite do muro da entrada e na lateral do prédio.
Na quinta-feira (18), às 9h, haverá o Dia da Beleza, também no Centro Pop, com corte de cabelo gratuito. A ação é em parceria com o salão Hair Fit.
Na sexta-feira (19), encerramento da semana, será realizado um almoço das 11h às 16h, no Clube da Prudenco (antigo Ceab). Para levar os assistidos, às 11h, no Centro Pop haverá um ônibus, e entrega de camisetas elaboradas para o evento.
No local, será feita uma confraternização e também depoimentos de pessoas que superaram a situação de rua.
De acordo com a secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, as ações marcam a Semana da Luta desta população em situação de rua. Serão vários serviços ofertados através do Centro Pop. Segundo a secretária, a programação foi elaborada para atender as necessidades e demandas dos moradores de rua, sendo que algumas ações foram propostas pelos próprios atendidos.
Cabe lembrar que este público é acompanhado durante o ano todo, através da equipe do Centro Pop, que oferece todo acompanhamento, como banho, café da manhã e também uma equipe multiprofissional, com psicólogos e assistentes sociais.
Mais informações Centro Pop, na Rua Siqueira Campos, 1068. Telefone: (18) 3223-8273
Quarta carreta de donativos enviada ao Rio Grande do Sul, com ajuda do Fundo Social e empresários locais.