Nesta sexta-feira, dia 16 de junho, o projeto 'Vacina nas Escolas', realizado pela Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi realizado na Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, localizada no Jardim Guanabara, zona norte da cidade. Durante a ação, 89 alunos, 30 pais ou responsáveis e 13 professores/equipe de apoio foram imunizados contra a gripe, totalizando 132 doses aplicadas.
Clara Cristina Tenório, diretora da escola e também imunizada durante o evento, comentou que, das autorizações enviadas aos responsáveis, 66 responderam positivamente para a vacinação contra a influenza. Ela ressaltou que muitos deles já haviam vacinado seus filhos anteriormente, demonstrando que a comunidade está consciente sobre a importância da campanha de vacinação.
Além da imunização, a mesma escola recebeu, nesta semana, mesas para refeição produzidas em parceria com a Polícia Ambiental e a Penitenciária de Caiuá. Essas mesas são feitas com madeira proveniente de apreensões, contribuindo para a sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.
O secretário da Sesau, Breno Erbella Casari, um dos idealizadores do projeto, destacou que o objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população contra a gripe, além de proporcionar maior acessibilidade ao imunizante, levando a vacina até as escolas, locais que fazem parte da rotina dos alunos e pais.
O prefeito Ed Thomas, que acompanhou a vacinação na E.M. José Soares Marcondes, enfatizou a importância dessa iniciativa e mencionou outras ações realizadas pela gestão para incentivar a vacinação, como as nove edições do Vacina Fest.
No cronograma, as próximas escolas municipais contempladas pelo projeto 'Vacina na Escola' serão a E.M. Karina Athia Krasucki e a E.M. Aziz Felippe, nos dias 20 e 21 de junho, respectivamente.
Edital permite inscrições de médicos, clínicas e laboratórios até outubro de 2025
Mais de 108 mil ausências foram registradas em 2024; unidades oferecem atendimento por demanda espontânea para otimizar os horários vagos.
Ação abrange mais de 4.200 imóveis para mapear o risco de proliferação do Aedes aegypti.
Testes rápidos foram realizados em 4.055 pessoas durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Ação integra a Campanha Dezembro Laranja e oferece atendimentos dermatológicos especializados à população