Presidente Prudente - SP Sobre Anuncie
Prudente News

Sesau realiza levantamento para traçar perfil epidemiológico de servidores afastados

10/03/2022 07:17:17

Do total de 4.277 servidores municipais, atualmente a Prefeitura tem o registro de 204 servidores afastados, ou seja, 4,76% do quadro de funcionários. Já de acordo com os dados do RH da Prudenco, do total de 1.300 servidores, atualmente são 172.

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Cerest/PP, desenvolve o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, que tem como foco a saúde e o bem-estar do servidor. O trabalho é realizado através do levantamento dos casos de afastamentos, identificação dos profissionais em licença, saúde e realização de visitas técnicas para acompanhamento de pacientes que tenham problemas de saúde, visando garantir a melhora de sua qualidade de vida. O projeto foi apresentado e aprovado pelo prefeito Ed Thomas em reunião ocorrida nesta semana, no gabinete.

Conforme os dados do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), do total de 4.277 servidores municipais, atualmente a Prefeitura tem o registro de 204 servidores afastados, ou seja, 4,76% do quadro de funcionários. Já de acordo com os dados do RH da Prudenco, do total de 1.300 servidores, atualmente são 172 funcionários estão afastados.

Para esse levantamento sobre as condições de saúde do trabalhador, será realizada uma parceria entre a Prefeitura, Sesau e Cerest/PP. “A intenção desta parceria é de traçar um perfil de como está a saúde do nosso servidor, tanto física quanto mental, para saber os principais motivos de afastamento e doenças e buscando minimizar os riscos à saúde”, explica o Supervisor do Cerest/PP, João Raphael Souza Catalan.

Na prática, o projeto funcionará através de visitas domiciliares da equipe multidisciplinar com profissionais da Sesau à casa do servidor afastado, com apoio da equipe técnica do Cerest/PP, bem como visitas aos locais de trabalho daquele funcionário que está na ativa. Nesta etapa será feita a escuta do trabalhador, relato de queixas e acometimentos e, em seguida, viabilizar encaminhamentos e estabelecimento do fluxo de cuidados. 

A ação deve auxiliar no tratamento e recuperação dos afastados e possível retorno às condições de trabalho, para definição de ações preventivas e de promoção da saúde, com um olhar ao trabalhador em todos os seus aspectos e anseios. “Acolher e promover o bem-estar do servidor é nossa missão. Neste contexto de pandemia, vivemos momentos de extremo stress físico e emocional, o pós-covid atinge boa parte da nossa população, e a equipe de trabalho da prefeitura não está fora dessa realidade”, declarou o prefeito Ed Thomas.

Compartilhe:
Veja também

Saúde

Nova regra autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos com receita

Resolução do CFF amplia a atuação dos farmacêuticos, mas enfrenta resistência de entidades médicas

Saúde

Presidente Prudente realiza mais de 54 mil sessões de hemodiálise em 2024

Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica

Saúde

Prudente inicia plantões para chipagem e testes de leishmaniose em cães

Ação em oito bairros busca controle da doença e identificação dos animais.

Saúde

Presidente Prudente elabora plano para implantação do serviço de telessaúde

Tecnologia permitirá atendimentos médicos à distância por meio do SUS digital.

Saúde

DENGUE AVANÇA NO OESTE PAULISTA COM MAIS DE 3.700 CASOS CONFIRMADOS

Presidente Prudente lidera números, e região tem cinco mortes registradas