Programação inclui ações de informação e prevenção contra a Leishmaniose na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), divulga a programação da Semana de Controle e Combate à Leishmaniose em Presidente Prudente. As atividades serão realizadas em alusão ao Dia Mundial de Combate à Leishmaniose, celebrado no dia 10 de agosto.
A programação da semana inclui ações de informação, educação e comunicação, com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle dessa doença. Dentre as atividades programadas estão a limpeza e orientação no bairro Jardim Leonor, orientações sobre compostagem, visitas das equipes de campo em residências e o 3º Fórum de Leishmanioses do Estado de São Paulo.
No dia 10 de agosto, na praça 9 de Julho, serão realizadas diversas ações como panfletagem, orientação, trailer da polícia ambiental e adoção de animais do Abrigo de Animais. As visitas das equipes de campo continuarão nos dias seguintes, juntamente com uma roda de conversa no ESF do Jardim Leonor e coleta e chipagem no bairro Jardim Cremonezi.
A Semana de Controle e Combate à Leishmaniose foi instituída pela Lei nº 12.604/2012, com o objetivo de promover ações educativas e preventivas, debater políticas públicas de vigilância e controle da doença, apoiar atividades organizadas pela sociedade civil e difundir avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e combate à leishmaniose.
Resolução do CFF amplia a atuação dos farmacêuticos, mas enfrenta resistência de entidades médicas
Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
Ação em oito bairros busca controle da doença e identificação dos animais.
Tecnologia permitirá atendimentos médicos à distância por meio do SUS digital.
Presidente Prudente lidera números, e região tem cinco mortes registradas