Em alusão ao movimento Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Prudente reuniu na manhã desta quinta-feira (27) colaboradoras da pasta, para um ação interna, com palestras e bate-papo, com o objetivo de conscientizar as mulheres em relação à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O ato foi realizado na sede da Sesau.
A abertura contou com a participação da secretaria municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas, que falou sobre a importância da prevenção do câncer de mama e todos cuidados com a saúde da mulher. O câncer de mama é umas das principais causas de morte na população feminina, mas que se descoberto no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado.
Em seguida houve um momento de troca de experiências e partilhas de mulheres que já enfrentaram o câncer de mama, dentre outros problemas de saúde.
No encontro, a enfermeira Priscila de Oliveira Miyoshi ministrou palestra sobre o tema falou sobre a realização de exames preventivos regularmente para detectar precocemente o câncer de mama. “Hoje foi um momento aberto para nós refletirmos como estamos cuidando da nossa saúde física e mental. Momento para obter informações sobre como devemos fazer para prevenir câncer de mama e colo do útero.
Lembrando a todas que esses cuidados não devem ocorrer só no mês de outubro, mas ser contínuo”, disse.
No encerramento, as colaboradas participaram de um lanche comunitário e de um momento de beleza com a funcionária Valéria Monteiro. A organização do evento contou com o apoio da funcionária do RH da Sesau Geyliane, que também gentilmente decorou a sala e ajudou na divulgação do convite interno entre as funcionárias da pasta.
Resolução do CFF amplia a atuação dos farmacêuticos, mas enfrenta resistência de entidades médicas
Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
Ação em oito bairros busca controle da doença e identificação dos animais.
Tecnologia permitirá atendimentos médicos à distância por meio do SUS digital.
Presidente Prudente lidera números, e região tem cinco mortes registradas