Desde terça-feira (11), o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Same) 192, que integra a Secretaria Municipal de Saúde de Prudente (Sesau), passou a contar com atendimento médico 24 horas por dia, sete dias por semana, para ocorrências de maior gravidade.
Conforme informações do enfermeiro Marco Aurélio Lúcio, supervisor do Same, o serviço médico já era oferecido pelo município, porém, das 7h às 19h. Além do médico 24 horas, o município implantou o serviço de auxiliar de enfermagem no período noturno para atender os três distritos.
“São dois médicos, um para cada período, que atendem as ocorrências de maior gravidade, denominada de Suporte Avançado de Vida, que são definidas pela triagem, conforme a natureza do caso”, explicou Marco.
Atualmente, o Same conta com 11 ambulâncias e uma unidade de UTI móvel, que somam 12 veículos, sendo sete para o período diurno e cinco para o noturno, incluindo os distritos.
De acordo com a secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, o serviço médico 24 horas do Same também favorecerá a transferência dos pacientes entre as unidades de saúde do município e os hospitais, sem precisar deslocar o médico em atendimento na unidade para fazer o acompanhamento.
Resolução do CFF amplia a atuação dos farmacêuticos, mas enfrenta resistência de entidades médicas
Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
Ação em oito bairros busca controle da doença e identificação dos animais.
Tecnologia permitirá atendimentos médicos à distância por meio do SUS digital.
Presidente Prudente lidera números, e região tem cinco mortes registradas