A chegada da variante Ômicron e Influenza provocaram uma avalanche de pessoas em busca de atendimento médico em Presidente Prudente. Em apenas 17 dias, seis unidades somaram quase 8 mil pacientes com queixas relacionadas a sintomas gripais ou de coronavírus. O total gera uma média diária de 458 atendimentos prestados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Guanabara e Ana Jacinta, Pronto Atendimento (PAs) da Cohab e Santana, além das unidades de apoio instaladas nas UBSs Santana e Cohab, estressando o sistema municipal de Saúde com sobrecarga de 63% em relação ao mês de dezembro de 2021. As duas unidades mais procuradas nos últimos dias pela população foram as UPAs do Guanabara, com 3.018 pessoas atendidas, e do Ana Jacinta, que acumulou 2.224 atendimentos em menos de um mês.
Ao analisar os motivos que levaram os pacientes à procura por consulta médica, é possível observar que os casos de síndrome respiratória e de covid beiram o total de atendimentos relacionados a demais patologias.
A partir de quarta-feira (19), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara - zona norte - atenderá exclusivamente pacientes com síndrome respiratória, como Covid-19 e Influenza.
Desta forma, a UPA do Ana Jacinta será restrita ao atendimento das demais patologias.
Evento aberto ao público oferece avaliações, orientações e atividades preventivas.
Vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos começa em Presidente Prudente. Vacinas disponíveis nas unidades de saúde.
A campanha de vacinação contra a dengue inicia na terça-feira, direcionada para jovens de 10 a 14 anos, com 3.184 doses disponíveis nos postos de saúde do município.
Iniciativa na UBS Jardim Santana busca aumentar doações de leite materno com eventos e conscientização ao longo de maio. Estoque atual é insuficiente para atender à demanda.
Presidente Prudente realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado, visando grupos prioritários. A campanha inclui atividades educativas e prossegue até o fim de maio.