A Prefeitura de Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), viabilizará a partir de segunda-feira duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade.
Os locais selecionados foram a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e o anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços terão acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguirão com seus atendimentos habituais.
Essas duas unidades de apoio funcionarão das 8h às 17h, de segunda a segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de consultas. O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além de oferecer mais dois locais de atendimento à população.
Como primeira ação, as UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não-gripais, instaladas na tarde dessa quarta-feira.
Para proporcionar segurança aos usuários, a Sesau também iniciou a instalação de tendas e climatizadores na área externa das UPAs. O objetivo é um local mais arejado enquanto os pacientes aguardam pela triagem, visando prevenir a circulação dos vírus no interior da unidade.
Cidade soma 16 mil casos confirmados e 12 mortes em 2025, segundo o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES)
Resolução do CFF amplia a atuação dos farmacêuticos, mas enfrenta resistência de entidades médicas
Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
Ação em oito bairros busca controle da doença e identificação dos animais.
Tecnologia permitirá atendimentos médicos à distância por meio do SUS digital.