A Prefeitura de Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou neste último sábado, dia 25 de março, em várias unidades e estratégias, o Mutirão de Saúde, onde foram realizados dezenas de atendimentos, que somados ao primeiro mutirão, totalizam mais de 1700 serviços.
Conforme balanço, nesta ação foram realizadas 157 avaliações odontológicas, 192 coletas de preventivo, 112 testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis, além de 109 pedidos de mamografias, totalizando 570 serviços prestados neste dia.
Somados a primeira ação, onde foram prestados 1.172 serviços. Totalizando mais 1.700 serviços ofertados durante os mutirões do março lilás que é alusivo à prevenção do câncer de colo do útero e também ao mês das mulheres em referência ao Dia Internacional das Mulheres.
A enfermeira da saúde da mulher da Sesau, Priscila de Oliveira Miyoshi, ressalta que os mutirões de saúde da mulher são ações extremamente importantes, pois, com as realizações de exames preventivos como papanicolau, testes rápidos, avaliação odontológica e mamografias.
“Podemos impedir doenças ou diagnosticá-las no início, tendo mais sucesso aos seus tratamentos. Além disso, os mutirões ocorrem em horários diferentes em que as unidades estão abertas normalmente (horário comercial e dias de semana) facilitando o acesso das mulheres, que trabalham ou por outros motivos tem dificuldade de irem até as unidades”, conclui.
Evento aberto ao público oferece avaliações, orientações e atividades preventivas.
Vacinação contra dengue para jovens de 10 a 14 anos começa em Presidente Prudente. Vacinas disponíveis nas unidades de saúde.
A campanha de vacinação contra a dengue inicia na terça-feira, direcionada para jovens de 10 a 14 anos, com 3.184 doses disponíveis nos postos de saúde do município.
Iniciativa na UBS Jardim Santana busca aumentar doações de leite materno com eventos e conscientização ao longo de maio. Estoque atual é insuficiente para atender à demanda.
Presidente Prudente realiza Dia D de vacinação contra Influenza neste sábado, visando grupos prioritários. A campanha inclui atividades educativas e prossegue até o fim de maio.