Testes rápidos foram realizados em 4.055 pessoas durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Foto - Reprodução intenet
Em 11 dias de realização da campanha 'Fique Sabendo', que marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foram registrados 60 casos de sífilis e seis casos positivos para HIV em Presidente Prudente. Ao todo, 4.055 testes rápidos foram realizados no Ambulatório Médico Municipal/DST Aids e em unidades de saúde do município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O responsável pelo programa DST/Aids em Presidente Prudente, informou que os pacientes com resultados positivos serão contatados para realizar os exames de contraprova. Os casos de HIV serão encaminhados para o Ambulatório Municipal, onde serão realizados exames adicionais para avaliar o sistema imunológico, como a coleta do CD4 e a carga viral. Se confirmada a infecção, o paciente começará o tratamento no Ambulatório, com a retirada da medicação.
Para os casos de sífilis, os pacientes passarão por um segundo exame, o VDRL, que ajudará a determinar se a infecção é ativa. Caso positivo, o tratamento será feito nas unidades de saúde. A Secretaria de Saúde reforça que, para quem deseja realizar o exame fora do período da campanha, os testes estão disponíveis no Ambulatório Médico Municipal/DST Aids, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.
A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis. O uso de preservativos durante as relações sexuais é essencial para proteger a saúde e prevenir tanto o HIV quanto a sífilis e outras infecções. Além disso, a realização de testes regulares é fundamental para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Resolução do CFF amplia a atuação dos farmacêuticos, mas enfrenta resistência de entidades médicas
Especialista alerta para prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica
Ação em oito bairros busca controle da doença e identificação dos animais.
Tecnologia permitirá atendimentos médicos à distância por meio do SUS digital.
Presidente Prudente lidera números, e região tem cinco mortes registradas