Presidente Prudente recebeu o prêmio por estar entre as 40 cidades do Brasil que alcançaram as melhores notas dos indicadores do Programa Previne Brasil, através do trabalho realizado pelas equipes de Saúde da Família e Atenção Primária da Secretaria municipal de Saúde (Sesau).
O prêmio foi recebido durante Seminário Nacional de Qualificação do desempenho na APS: Boas Práticas de Gestão no Âmbito do Programa Previne Brasil, que ocorre em Brasília, nos dias 15 e 16 de dezembro, em Brasília-DF.
O Seminário contou com a presença dos representantes da saúde de Prudente, a Apoiadora Institucional das equipes de ESF, Juziane Teixeira Guiça, e o ACS Flávio Colaço do Nascimento.
O reconhecimento foi entregue ao município pelo Secretário da Atenção Primária à Saúde, Drº Raphael Câmara Medeiros Parente, que entregou o prêmio e parabenizou o município pelas ações desenvolvidas.
No seminário foram apresentados as experiências exitosas de algumas munícipios, entre eles Presidente Prudente, que apresentou no segundo dia do evento, expondo as ações e estratégias realizadas pelo município que levaram a alcançar os indicadores do Previne Brasil.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.