Além disso, painel de combate à corrupção também foi lançado
O presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou, por meio de decreto, a criação do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (SIPEF). O sistema já está em funcionamento e tem o objetivo de fiscalizar os órgãos públicos, caso cometam algum ato ilícito.
O SIPEF deve ser fiscalizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa marca o cumprimento do Plano Anticorrupção, que tem o objetivo de detectar fraudes na administração pública.
O SIPEF foi colocado em prática um mês após as denúncias de fraude dentro do Ministério da Saúde. De acordo com depoentes da CPI da Covid-19, servidores do órgão estariam superfaturando a compra dos imunizantes Covaxin e AstraZeneca.
Além do SIPEF, o Governo Federal também lançou o painel de recomendações internacionais. A plataforma reúne 280 recomendações de combate à corrupção e está disponível para estados e municípios. O painel foi criado após reuniões com a Organização das Nações Unidas (ONU) e atende normas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Além dos servidores públicos, os cidadãos também poderão acompanhar a atuação do governo por meio do SIPEF e do painel de recomendações.
Fonte: Rede de Notícias Regional
Agenda em Brasília foca em Saúde, Esportes, Agricultura e Infraestrutura para a cidade.