A Polícia Federal, junto com o do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), deflagrou nesta quarta-feira, a Operação Anjos da Guarda, com o objetivo de desfazer o plano de resgate de líderes de organização criminosa presos nas penitenciárias federais de Brasília (DF) e Porto Velho (RO). Agentes cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal; nas cidades de Campo Grande e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; e em São Paulo, Santos e Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Entre os alvos da operação está a esposa do traficante Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.
O plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que extrapolavam as suas atividades legais, ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.
Para organizar as atividades ilícitas, os investigados valiam-se dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando códigos que remetiam a situações jurídicas que não existiam. Uma das estratégias identificadas por policiais penais federais e por policiais federais para o provável resgate de presos foi o plano de sequestrar autoridades do Depen para trocá-las por presos e, ainda, atentar contra instalações do órgão para conseguir a soltura de criminosos presos nas penitenciárias federais.
A operação foi batizada de "Anjos da Guarda" em referência aos servidores da segurança pública que se esforçam e se arriscam dia e noite para proteger a sociedade de criminosos, aponta a PF.
Ação gerou divergências sobre a abordagem policial.
Suspeito de 52 anos, com histórico criminal, foi detido pela Polícia Militar durante a madrugada deste domingo (17)
Polícia Civil realiza mandado de busca e apreensão em imóvel no bairro Sol Nascente II, após investigações sobre armazenamento de equipamentos para jogos de azar.
Polícia apreende galões de combustível armazenados sem autorização em estabelecimento às margens da Rodovia Arlindo Betti
Ação policial desmantela grupo suspeito de planejar roubos de carga na região