Ação busca melhorar a mobilidade urbana e evitar focos do mosquito da dengue
Foto - Secom
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), removeu 42 veículos abandonados em vias públicas desde o início do ano. Além de dificultarem a circulação de pedestres e motoristas, esses veículos podem se tornar criadouros para o mosquito da dengue, segundo a administração municipal.
O trabalho de remoção ocorre continuamente, seja por constatação das equipes ou por denúncias recebidas pelo telefone 156.
O artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro prevê que veículos abandonados podem ser removidos para um depósito designado pelo órgão de trânsito, independentemente da aplicação de multas. O critério para a remoção considera a impossibilidade de locomoção por meios próprios e o risco que o veículo representa à saúde pública, segurança ou meio ambiente, mesmo que esteja estacionado em local permitido.
Especialistas explicam que as altas temperaturas ao longo do ano favorecem o aumento de casos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o Instituto Adolfo Lutz confirmou que a causa do óbito foi dengue, sorotipo 2
O edital foi divulgado em edição extraordinária do Diário Oficial na última quinta-feira (13)
O valor máximo do abono é referente a um salário mínimo atual, de mil 518 reais
Cidade já registra 1.116 casos da doença e duas mortes em 2024