Condenação de homem por feminicídio da mãe é fixada em pena de 21 anos e 9 meses.
Foto - Reprodução internet
A 16ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) confirmou a condenação de um homem pelo feminicídio da própria mãe, ocorrido em dezembro de 2022, na cidade de Pirapozinho. A pena foi redimensionada para 21 anos, nove meses e dez dias de reclusão, em regime inicial fechado.
A decisão do júri popular, conduzido pela juíza Renata Esser de Souza, foi mantida com base em provas consistentes apresentadas no processo, conforme destacou o relator, desembargador Guilherme de Souza Nucci.
Circunstâncias agravantes
Entre os fatores que agravaram a pena, o relator mencionou o uso de tortura, já que a vítima sofreu por várias horas antes de falecer, além da traição, ao se aproveitar da convivência íntima e da confiança da mãe. Outras qualificadoras reconhecidas foram feminicídio, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e a causa de aumento por se tratar de uma pessoa idosa.
A decisão foi unânime, com votos favoráveis dos desembargadores Renata William Rached Catelli e Leme Garcia.
O crime
A idosa foi torturada e morta em sua residência na Vila Marisa, em Pirapozinho. Segundo o delegado responsável pelo caso, Rafael Guerreiro Galvão, as agressões começaram na noite de 18 de dezembro de 2022 e se estenderam até a manhã seguinte, quando a vítima faleceu. Galvão apontou que o criminoso teria agido sob efeito de entorpecentes durante o ataque brutal.
Após o crime, o réu foi encontrado ao lado do corpo da mãe, sem demonstrar arrependimento ou reação à prisão. O delegado descreveu o comportamento do agressor como "neutro, nem triste, nem feliz". Antes da chegada do resgate, o homem tentou tirar a própria vida usando a mesma furadeira que utilizou para ferir a mãe. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira