Descontos de até 78% simplificados por novas regras.
Foto - Reprodução intenet
Desde setembro, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) passou a conceder automaticamente as tarifas social e vulnerável às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). A medida, prevista na deliberação 1.544/2024 da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos), elimina a necessidade de solicitação e facilita o acesso a descontos que podem chegar a 78% na conta de água e esgoto para consumidores na faixa básica, de até 10 m³/mês.
O benefício contempla famílias com renda per capita de até R$ 218 (tarifa vulnerável) ou entre R$ 218 e meio salário mínimo (tarifa social). Para ter direito, é necessário que o titular da conta ou um membro da família esteja inscrito no CadÚnico com informações atualizadas nos últimos 24 meses. Cada família pode receber o desconto em apenas um endereço.
A Sabesp notificou diretamente os beneficiários em suas contas desde setembro, alertando para possíveis atualizações cadastrais, como a necessidade de vincular o CPF do titular ao CadÚnico. Essa adequação deve ser feita até 90 dias após a fatura de setembro, garantindo retroatividade do benefício a partir de 2 de agosto de 2024, data da publicação da deliberação.
Outros grupos também podem solicitar a tarifa social presencialmente nas agências da Sabesp, como desempregados sem justa causa e moradores de habitações coletivas sociais. Em ambos os casos, o pedido depende de condições específicas e deve ser agendado previamente.
Para divulgar a novidade, a Sabesp lançou uma campanha educativa com Gil do Vigor, utilizando linguagem bem-humorada e vídeos informativos. Mais detalhes podem ser acessados no hotsite oficial da campanha, disponível em sabesp.com.br/social.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira