Vigilância Epidemiológica confirma 608 casos da doença e monitora possível terceiro óbito em 2025
Foto - Reprodução internet
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), divulgou nesta terça-feira (4) o primeiro levantamento de 2025 do Índice Breteau (IB) e do Índice de Infestação Predial (IIP). Os dados revelam que a cidade está em estado de alerta para a dengue, com um IIP de 3,6, indicando que a cada 100 imóveis visitados, em 3,6 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o Ministério da Saúde, um IIP de até 3,9 representa estado de alerta, enquanto a partir de 4,0 já é considerado risco de surto. O Índice Breteau, que mede a densidade de larvas do mosquito, ficou em 4,6.
Além dos índices preocupantes, a Vigilância Epidemiológica informou que investiga um novo óbito suspeito por dengue, de um homem de 74 anos, falecido em 1º de fevereiro. Até o momento, 608 casos da doença foram confirmados em 2025, com 3.361 notificações e dois óbitos já confirmados.
A área 5 (Centro-Norte) apresenta os piores índices, com IIP de 6,74 e IB de 8,35. Essa região abrange bairros como Jardim Regina, Estoril, São Judas, Aviação, Jardim Paulista, Vila Maristela e Centro.
Na sequência, também preocupam as áreas:
Entre 6 e 31 de janeiro, agentes da Vigilância Epidemiológica visitaram 4.202 imóveis sorteados para o levantamento, percorrendo 812 quarteirões. O objetivo do estudo é monitorar a proliferação do mosquito e orientar estratégias de prevenção e combate à dengue no município.
Diante do cenário preocupante, as autoridades reforçam o alerta à população para eliminar recipientes com água parada, ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira