Medida segue resolução do CNJ e busca regularizar débitos antes de ações judiciais
Foto - Secom
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), informou que os CPFs e CNPJs de inadimplentes com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) estão sendo encaminhados para protesto em cartório. A ação atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em fevereiro de 2024, que orienta os municípios a priorizarem esse tipo de cobrança antes de recorrer à Justiça.
Segundo dados da Sefin, em 2023, dos 144.791 carnês de IPTU entregues, 33.639 não foram quitados, o que representa 23% do total.
O secretário municipal de Finanças, Cadmo Garcia, destacou que a medida evita que a administração municipal seja acusada de improbidade administrativa por não adotar os mecanismos de cobrança determinados pelos órgãos fiscalizadores.
O protesto em cartório pode resultar em restrições financeiras para os contribuintes, como impedimentos para movimentação de conta corrente, realização de compras parceladas, obtenção de empréstimos e financiamentos, entre outros.
Maria Aparecida Trugillo, assessora da Sefin, explicou que os protestos foram iniciados após a última campanha “Pague Já”, que notificou extrajudicialmente os devedores. Além disso, a Prefeitura está em processo final de contratação de uma empresa para negativação dos inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC Brasil.
A Prefeitura orienta os contribuintes em débito a regularizarem sua situação para evitar restrições de crédito. Para negociar valores já ajuizados, os interessados devem procurar o Atende Prudente, na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 342, das 8h30 às 16h30.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira