Reforma do sistema promete eficiência no combate às fraudes e maior integração entre bancos de dados
Foto - Reprodução inetrnet
O Cadastro Único passará por uma reforma para aumentar a segurança, combater fraudes e integrar melhor as bases de dados do Governo Federal. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou que a modernização vai agilizar o atendimento e a atualização cadastral dos beneficiários.
A nova plataforma permitirá a automatização das informações das famílias, reduzindo erros e acelerando a aprovação dos cadastros. A integração de dados, que antes levava meses, passará a ser feita em poucos dias. O sistema contará ainda com um portal de gestão de riscos e monitoramento para evitar fraudes.
De acordo com a secretária Letícia Bartholo, essa mudança tornará o acesso aos benefícios sociais mais fácil e rápido para as famílias. Ao inserir o CPF do beneficiário, o sistema cruzará dados automaticamente com diferentes bases do governo, como Receita Federal e Previdência Social.
O banco de dados será armazenado pela Dataprev, garantindo mais agilidade na análise de informações. Atualmente, o Cadastro Único conta com cerca de 90 milhões de pessoas inscritas, pertencentes a mais de 40 milhões de famílias em todo o Brasil.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira