A partir de março do próximo ano, médicos deverão utilizar a plataforma Atesta CFM para emitir e validar atestados, com o objetivo de combater fraudes e garantir maior controle e autenticidade dos documentos.
Foto - Reprodução intenet
A partir de 2025, a emissão de atestados médicos passará por mudanças importantes.
A Resolução 2.382, do Conselho Federal de Medicina, publicada em 21 de junho de 2024, entrará em vigor no próximo ano.
A partir de março de 2025, os médicos serão obrigados a utilizar a plataforma Atesta CFM para emitir atestados recomendando o afastamento de um indivíduo do trabalho por questões de saúde.
Além disso, a plataforma também será usada para validação desses atestados. A iniciativa visa criar uma base de dados unificada, acessível por médicos, pacientes e empresas, o que facilitará o controle e a autenticidade dos documentos, que terão um QRCode para conferência.
O principal objetivo da medida é combater as fraudes relacionadas a atestados médicos. A nova plataforma será disponibilizada nos próximos dias, e sua utilização será obrigatória em todo o Brasil a partir de março de 2025. O uso básico da plataforma será gratuito, mas haverá planos pagos para empresas que optarem por funcionalidades extras.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira