Após investigação, o MPF determinou o arquivamento do inquérito contra o diretor William Nava e os pesquisadores Luis Chiappe e Agustin Martinelli, acusados de supostas irregularidades em escavações no Sítio Paleontológico em Presidente Prudente
Foto - Reprodução internet
Após uma investigação da Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) determinou o arquivamento do inquérito contra o diretor do Museu de Paleontologia de Marília, William Roberto Nava, e os pesquisadores Luis Maria Chiappe e Agustin Guillermo Martinelli. Eles eram acusados de supostas irregularidades em escavações no Sítio Paleontológico "José Martin Suárez", em Presidente Prudente, incluindo extração ilegal e contrabando de fósseis. Segundo o MPF, faltou justa causa para dar prosseguimento à ação penal, e o arquivamento foi solicitado por ausência de crime.
A denúncia foi originalmente feita pela pesquisadora Silvia Regina Gobbo, da Unesp, apontando supostas irregularidades como a falta de autorização federal para a participação de cientistas estrangeiros e o envio não registrado de fósseis ao exterior. Em resposta, Nava afirmou que sua atuação visava a preservação do patrimônio natural e que suas atividades estavam em conformidade com a legislação, sendo públicas e autorizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A investigação da PF corroborou sua defesa, indicando que Nava e os outros envolvidos possuíam a autorização necessária e que todos os fósseis estavam devidamente catalogados no Museu de Marília.
Com base nas diligências, o MPF considerou que as atividades foram realizadas de forma lícita, com os devidos registros, e concluiu pela atipicidade da conduta, ou seja, que não houve crime.
Ações de combate ao mosquito transmissor de doenças seguem com foco nos bairros da zona oeste da cidade; cidade já registrou 164 casos de dengue este ano.
Município registra aumento no número de protestos relacionados ao não pagamento do IPVA; mais de 12 mil dívidas foram regularizadas em 2024.
Aulas de graduação começam entre 3 e 17 de fevereiro; confira o calendário detalhado por instituição
Primeira edição regional do evento reunirá empresários do setor transportador no dia 13 de fevereiro
Sugestões podem ser enviadas a partir de sábado (25) e ficam disponíveis até o final de fevereiro