Energisa alerta sobre riscos e impactos econômicos das ligações clandestinas e reforça medidas de combate à prática.
Foto -Energisa
Irregularidades no consumo de energia elétrica na região de Presidente Prudente causaram um prejuízo de R$ 937.571,02 em 2024, com 1.121.351 kWh desviados. De janeiro ao início de dezembro, a concessionária Energisa Sul-Sudeste realizou 1.859 inspeções, que identificaram 226 casos de furtos e fraudes. O volume de energia desviada seria suficiente para abastecer cerca de 5.607 clientes durante um mês.
As práticas ilícitas, como ligações clandestinas e adulterações em medidores, não apenas afetam a qualidade do fornecimento e a arrecadação de impostos, mas também prejudicam os clientes regulares, já que os custos são rateados entre todos. "Esses atos impactam diretamente a vida dos consumidores regulares, além de representar riscos graves, como choques elétricos e incêndios, que podem ser fatais", alerta Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia da Energisa.
Ações preventivas e resultados
Com o apoio de um sistema de inteligência que monitora o consumo de 870 mil clientes em 82 cidades, a Energisa Sul-Sudeste realizou quase 8.200 inspeções em sua área de abrangência em 2024, identificando 705 irregularidades. As ações resultaram na recuperação de 4.138.860 kWh, energia suficiente para abastecer 20.700 unidades consumidoras por um mês.
Além das perdas financeiras, que chegaram a R$ 3,4 milhões em toda a região atendida, a concessionária destaca os riscos de acidentes e os danos causados à rede elétrica. Renan reforça que apenas equipes autorizadas têm permissão para intervir no sistema: "Adulterar medidores ou fazer ligações diretas é crime e coloca em risco a vida do próprio infrator e da comunidade".
Denúncias anônimas
A Energisa incentiva a população a denunciar práticas ilícitas de forma anônima por meio de seus canais de atendimento: pelo site www.energisa.com.br, na seção "Denuncie Furto de Energia", ou pelo telefone gratuito 0800 70 10 326.
Essas ações reforçam o compromisso da concessionária em garantir um fornecimento seguro e justo para todos os consumidores.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira