Foto: SECOM
A 3ª Semana de Conscientização e Incentivo aos Direitos da Pessoa com Deficiência foi encerrada com a segunda edição do Festival Paralímpico das Loterias Caixa 2023, realizado no Parque de Uso Múltiplo (PUM) e em outros 118 núcleos do país.
Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, o festival ofereceu práticas de esgrima em cadeira de rodas, parabadminton, bocha adaptada e atletismo recreativo para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. O evento contou com a participação de 252 atletas, voluntários e organizadores.
A Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Centro de Referência Paralímpico de Presidente Prudente, a Associação Paradesportiva Oeste Paulista (APOP) e outros parceiros também estiveram envolvidos na organização.
O Festival Paralímpico proporcionou uma experiência esportiva, permitindo que os participantes praticassem atividades que simulam modalidades paralímpicas de maneira lúdica. O CPB esperava reunir mais de 16 mil crianças e jovens em todo o país, com 80% deles sendo pessoas com deficiências físicas, visuais e/ou intelectuais, e os outros 20% sem deficiências.
Alguns dos núcleos selecionados são Centros de Referência, parte do Plano Estratégico do CPB, com o objetivo de oferecer modalidades paralímpicas em todo o país, desde a iniciação até o alto rendimento.
Evento conta com música, dança, chegada do Papai Noel e distribuição de pipoca e algodão-doce.
Advogada liderará a subseção no triênio 2025-2027 com foco na valorização da advocacia feminina e inovação.
Motociclista tombou na pista e foi atropelada por veículo que vinha atrás.
Evento apresenta sistema de rastreabilidade de bovinos e entrega títulos de terra a produtores rurais.
Colisão ocorreu em Martinópolis; pista foi interditada e tráfego desviado.