Proprietários de veículos da região devem consultar o valor do imposto a partir de 13 de janeiro e escolher entre pagamento à vista ou parcelado.
Foto - Reprodução internet
A DRT-10 (Delegacia Regional Tributária) de Presidente Prudente estima que a arrecadação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2025 nos 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo atinja R$ 480.573.120,19. Para isso, cerca de 344.570 proprietários de veículos devem consultar o valor do imposto devido nas instituições bancárias da região. A consulta pode ser feita por meio de terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular das entidades financeiras, informando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O pagamento do imposto começa em 13 de janeiro.
De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), os contribuintes também podem verificar os dados sobre o IPVA no portal da secretaria, acessando a página do imposto com o número do Renavam e a placa do veículo. Além disso, a Sefaz-SP oferece consulta ao valor venal do automóvel para 2025 por meio do Sistema de Veículos (Sivei), utilizando apenas a placa do veículo.
Os proprietários têm até o vencimento de sua placa para pagar o imposto, podendo optar por quitar o tributo de forma antecipada. Aqueles que optarem por pagar o IPVA em cota única, até o final de janeiro, terão um desconto de 3%. Outra opção é o parcelamento, que permite o pagamento do imposto em até cinco vezes. Para quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela deverá ser paga ainda em janeiro.
O pagamento do IPVA 2025 pode ser feito utilizando a rede bancária credenciada, com o número do Renavam. O Pix é a forma recomendada pela Sefaz-SP, por ser mais ágil e confirmada instantaneamente. O pagamento via Pix é realizado com QR code gerado no site da Sefaz-SP e pode ser feito em cerca de 800 instituições financeiras, incluindo aquelas que oferecem contas digitais.
Ainda é possível pagar o imposto por meio das formas tradicionais, como internet banking, terminais de autoatendimento e em casas lotéricas. Além disso, os contribuintes podem optar por pagar com cartão de crédito, desde que sejam em estabelecimentos credenciados à Sefaz-SP.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira