Foto: SECOM
As nove unidades de saúde de Presidente Prudente que abriram neste sábado para o Dia D de Multivacinação, uma campanha destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, registraram o comparecimento de 426 pessoas dentro deste grupo-alvo.
Dentre as visitas recebidas, 223 crianças e adolescentes foram imunizados, conforme o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os demais já estavam com suas carteiras de vacinação em dia. Durante o evento, os populares personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha também marcaram presença, visitando as nove unidades de saúde ao longo do dia, além do Calçadão da Maffei.
Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha busca atualizar as cadernetas de imunização, elevando as taxas de vacinação e reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Além da imunização contra a poliomielite, a campanha visa vacinar contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Para aqueles que perderam o Dia D, o município possui 27 salas de vacinação, operando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, no Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra a poliomielite ficou em 77%, abaixo dos 95% esperados. Para a BCG, que protege contra a tuberculose, a cobertura foi de 82%. Já a cobertura contra a febre amarela no estado ficou em 64%.
Primeiro lote com 3,5 mil doses será distribuído na sexta-feira
Parceria com ONG e investimentos visam controle populacional e bem-estar animal
Setor de serviços lidera contratações; construção registra saldo negativo
Decisão aponta falta de provas em acusação de compra de votos
Prazo final para entrega segue até 30 de maio