A cidade registra o menor número de diagnósticos da infecção pelo HIV nos últimos cinco anos
Foto - Reprodução internet
No último domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, Presidente Prudente celebrou uma conquista significativa: os casos de infecção pelo HIV caíram 20,25% em 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Este é o menor índice registrado nos últimos cinco anos. Até novembro deste ano, o município contabilizou 63 novos diagnósticos, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 79.
O levantamento histórico revela a evolução dos casos em anos anteriores: 69 em 2020, 83 em 2021, 67 em 2022 e 79 em 2023.
De acordo com a coordenadoria do programa IST/Aids, a redução está associada a dois fatores principais: maior conscientização da população e o aumento do uso da PrEP (profilaxia pré-exposição). O medicamento antirretroviral previne exclusivamente a infecção pelo HIV, sendo indicado para pessoas que mantêm relações sexuais desprotegidas.
O coordenador do programa, Saviolo, destacou ainda a relevância do diagnóstico precoce, que melhora a adesão ao tratamento e amplia a expectativa de vida dos pacientes. Ele lembrou que o HIV pode permanecer no organismo por anos sem evoluir para a aids, que é a manifestação da doença causada pelo vírus.
Após um diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado ao ambulatório municipal, que oferece suporte multiprofissional, com infectologistas, farmacêuticos, psicólogos e outros especialistas.
Para realizar a testagem, os interessados podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2357. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. Nas sextas-feiras, o serviço funciona apenas no período da manhã. O telefone para contato é (18) 3221-1366.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira