Foto: Cedida?SECOM
Os brigadistas da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal de Presidente Prudente aprimoraram suas habilidades na prevenção e combate a incêndios na zona rural durante um curso oferecido pelo Senar. O treinamento, que ocorreu de 18 a 21 de setembro, incluiu aulas teóricas na Estação do Corpo de Bombeiros, no Jardim São Sebastião, e atividades práticas no Recinto de Exposições 'Jacob Josello'.
A equipe da Defesa Civil de Prudente, liderada pelo coordenador Renato Gouvea, juntamente com brigadistas Denis Felipe, Lucas Toledo e Reinaldo Rodrigues, participou do curso. Além deles, novos brigadistas, Otávio Gregório, Ivo de Paula e Diego Ramos, também se capacitaram.
O instrutor do Senar, Anderson Henri Lopes, ministrou o curso, que reuniu um total de 40 participantes, incluindo membros de Defesas Civis de outros municípios da região, profissionais de usinas e militares do Corpo de Bombeiros.
O treinamento abordou diversos aspectos relacionados à prevenção e combate a incêndios no campo, incluindo a identificação dos elementos do fogo, tipos de propagação do fogo, classes de incêndio, uso de equipamentos de proteção individual, materiais e equipamentos de combate a incêndios, estratégias de prevenção de incêndios e técnicas de extinção do fogo.
Os participantes também fazem parte do Pame (Plano de Auxílio Mútuo em Emergência), que promove a colaboração entre grupos para prevenir e combater incêndios na zona rural, especialmente durante períodos de estiagem e altas temperaturas.
O curso foi realizado em parceria com a Faesp, o Sindicato Rural de Presidente Prudente, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente.
Motociclista tombou na pista e foi atropelada por veículo que vinha atrás.
Evento apresenta sistema de rastreabilidade de bovinos e entrega títulos de terra a produtores rurais.
Colisão ocorreu em Martinópolis; pista foi interditada e tráfego desviado.
Projeto de orçamento prioriza emendas para entidades assistenciais; reajuste salarial será analisado na próxima sessão.
Equipe dos Bombeiros e caminhão pipa da Prefeitura combateram o incêndio; causas do fogo ainda são investigadas.