Mudanças na identificação da vacinação e novos prazos visam melhorar controle e bem-estar animal em São Paulo.
Foto - Reprodução intenet
As campanhas de atualização de rebanhos e vacinação contra a Brucelose seguem até o dia 31 de dezembro em São Paulo. O produtor rural tem até essa data para declarar as espécies presentes na propriedade e imunizar as bezerras de três a oito meses de idade contra a doença. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) alerta que a Guia de Trânsito Animal (GTA) só será emitida após a atualização completa das espécies, como bovinos, suínos, caprinos, aves e outros animais.
A atualização pode ser feita no sistema Gedave, pessoalmente nas unidades da Defesa Agropecuária ou por e-mail, por meio de um formulário disponível no site da CDA. A campanha de vacinação contra a Brucelose também sofreu modificações: a partir de agora, a marcação a fogo deixa de ser obrigatória, sendo substituída pela identificação auricular tipo botton para vacinas B19 e RB 51.
Outro ponto de mudança são os novos prazos de vacinação, que agora ocorrem em dois períodos: de 1º de janeiro a 30 de junho e de 1º de julho a 31 de dezembro. O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo terá a movimentação dos bovídeos suspensa até a regularização junto à Defesa Agropecuária. Além disso, a declaração de vacinação não será mais necessária, sendo responsabilidade do médico veterinário registrar a imunização no sistema Gedave.
Os bottons que identificam os animais vacinados, com cores diferentes para as vacinas B19 e RB 51, serão fornecidos pelas revendas de insumos veterinários. Caso o botton seja perdido ou danificado, o produtor deve solicitar nova aplicação ao veterinário responsável. A identificação alternativa só será válida no Estado de São Paulo, não sendo permitida para o trânsito de animais para outros estados.
Encontro será aberto à participação popular e contará com especialistas da área
Número de atropelamentos fatais zerou em fevereiro, segundo dados do Infosiga
Profissionais de enfermagem agora podem acessar atendimento também aos sábados
Município intensifica ações de controle e conscientização sobre a doença
Selecionados devem comparecer ao Centro Cultural Matarazzo até quinta-feira