O ex-vereador de Prudente, Newton Alves Martins, faleceu nessa segunda-feira (11), aos 81 anos. A morte foi comunicada pela 18ª Legislatura da Câmara Municipal, que também manifestou pesar aos familiares e amigos pelo ocorrido.
Durante a abertura da sessão ordinária de segunda, os parlamentares da Câmara Municipal fizeram um minuto de silêncio em respeito ao ex-vereador, que ocupou cadeira no Legislativo durante as 7ª e 8ª legislaturas.
Na primeira, período de 1973 a 1977, na gestão do então prefeito Walter Lemes Soares, também dividiu a tribuna com Milton Perina Santos, Nelson Porto Alegre, José Alves Sobrinho, Agripino de Oliveira Lima Filho, Plínio de Arruda Armelin, Kokishi Yamamoto, Feiz Abbud, entre outros.
Em seu segundo mandato, de 1977 a 1983, na gestão do prefeito Paulo Constantino, o Parlamento prudentino também era composto por Ubaldo Gomes Corrêa, Ivan Nogueira, Jerônimo Ruiz Garcia, João Altino Cremonezi, Luiz Gonzaga dos Santos e Walter Ribeiro Barbosa.
No biênio 1979/1980, Newton Alves Martins ocupou o cargo de vice-presidente da mesa diretora e também assumiu a presidência da casa de leis durante um período.
Em 1973, foi um dos integrantes nomeados da Comissão Municipal de Desenvolvimento Industrial, que tinha como objetivo tomar providências para incentivar o desenvolvimento econômico da cidade.
Newton Martins, em 1974, foi um dos quatro nomeados da Comissão Especial do Museu Municipal de Presidente Prudente.
Assim, também foi um dos cinco nomeados da primeira diretoria executiva da Fundação “Museu Histórico Municipal”, instituída pela lei municipal nº 1.470, de 2 de outubro de 1975. Além de Newton Alves Martins, o grupo era integrado pela professora Maria de Lourdes Ferreira Lins, pelo professor José Machado de Almeida, por Luiz Maurício Sandoval e pela professora Marina Bologna.
Durante anos, Newton Alves Martins foi gerente de marketing da empresa Brasimac, quando atuou na expansão da empresa pelo país.
Miriam, que obteve 2.329 votos em sua reeleição, dedicou sua carreira a importantes causas sociais e ocupou várias funções na Prefeitura, sendo uma figura marcante na Câmara Municipal.
A parlamentar sofreu um mal súbito em casa, e a suspeita é de infarto fulminante. A Câmara Municipal lamenta a perda, e o velório será realizado no plenário da Casa Legislativa
O enterro está programado para terça-feira (15), às 9h, no Cemitério Municipal São João Batista, na Vila Liberdade.