Os produtos de higiene pessoal estão mais caros. É o que aponta o 16º Índice de Preços Toledo (IPT), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente nessa quinta-feira (18). A pesquisa, aplicada em sete supermercados de Prudente, aponta uma inflação de 4,91% sobre itens do grupo analisado.
Para se ter ideia, o papel higiênico folha simples (4 unidades/30m) teve alta de 16,21%, enquanto o absorvente aderente (8 unidades), um acréscimo de 14,75%.
Em contrapartida, o grupo "alimentos" apresentou uma deflação de 3,05%, destacando-se o extrato de tomate (310-340g), com redução de 18,49%, e a batata (kg), com decréscimo de 17,30%.
Seguindo a tendência de baixa, o grupo "artigos de limpeza" apresentou uma deflação de 1,98%, com destaque para o desinfetante fragrância pinho (500ml), que teve queda de 28,91%, e o sabão em pó (1kg), com decréscimo de 6,26%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns deles apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais analisados, como o vinagre, com variação entre R$ 1,39 e R$ 5,99, resultando numa diferença de 330,94%; e o creme dental (90g), que foi de R$ 1,49 a R$ 4,90, uma diferença de 228,86%.
A concorrência entre os supermercados possibilita ao consumidor a oportunidade de economizar até 59%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 466,43. Já se a compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 293,02, economizando, assim, R$ 173,41.
Diante da análise, a cesta básica apresentou deflação de 2,29% em relação à pesquisa anterior. Desta forma, o consumidor que gastava R$ 1.014,83 para compor a cesta básica anteriormente, hoje gasta, em média, R$ 991,57.