Em Prudente, uma operação especial de combate a furto e fraudes de energia já recuperou 121 mil kwh em apenas dois meses. Além das inspeções em imóveis residenciais, desta vez as equipes reforçaram os trabalhos para identificar ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistemaâ¯deâ¯distribuição de energia também em estabelecimentos comerciais.
Só neste ano, as equipes da concessionária Energisa realizaram 365 inspeções na cidade, sendo que foram identificadas 38 irregularidades e recuperados 121.362 kWh de energia, quantidade suficiente para abastecer 607 imóveis com consumo médio de 200 kWh, durante um mês.
“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco graveâ¯àâ¯segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros”, destaca o coordenadorâ¯deâ¯Medição eâ¯Combateâ¯às Perdasâ¯deâ¯Energia, Renan Felix Fernandes Souza.
O furto de energia, conhecido como gato, é o ato de desviar ou puxar energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. Já a fraude consiste na manipulação dos equipamentos de medição, com o objetivo de reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.
Qualquer pessoa pode denunciar casos de ligações clandestinas ou adulteração nos medidores. Pelos canais de atendimento, a Energisa mantém uma equipe para acolher essas denúncias e a identidade doâ¯denunciante é mantidaâ¯emâ¯total anonimato.â¯
A denúncia pode ser feita pelo site:â¯â¯www.energisa.com.brâ¯ou pelo telefoneâ¯0800 70 10 326.â¯â¯