Secretário Adauto Lúcio Cardoso, responsável falou sobre multas, radares e mudanças feitas no trânsito prudentino.
O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública de Presidente Prudente, Adauto Lúcio Cardoso, foi sabatinado nesta quinta-feira (03) durante entrevista ao Jornal da Manhã, na 101 FM e Prudente AM 1070, o titular da pasta falou sobre multas que começarão a ser entregues a partir de 2021, que foram aplicadas desde o mês de março de 2020, porém não foram entregues devido à pandemia do novo coronavírus, a Covid-19 e outros assuntos relacionados à pasta.
Segundo o secretário, foram aplicadas cerca de 70 mil multas: “Nós realizamos um estudo, e foram aplicadas cerca de 70 mil multas entre janeiro e novembro deste ano, são diversas multas”. O secretário explicou também que há muitos veículos que apresentam mais de uma autuação por infrações de trânsito. “Os campeões de multa continuam sendo a falta de uso de cinto de segurança uso de celular durante a condução de veículo, o que é muito preocupante”, explicou Cardoso.
Muitas multas também podem ser convertidas em advertências, desde que sejam multas de natureza média ou leve e se o condutor não tenha sido advertido na mesma situação nos últimos 12 meses.
A decisão da suspensão da entrega das multas entre fevereiro de 2020 a 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana tem até 10 meses para enviar as autuações, segundo determinação do Departamento Nacional de Trânsito. “Ninguém será cobrado por multas antes de ser notificado das infrações, a pessoa terá o prazo para apresentar recurso, defesa prévia; ninguém pagará multa de imediato sem poder recorrer”, pontuou Cardoso.
FAIXA AMARELA
O Secretário também explicou sobre a pintura de faixa amarela, feita sem autorização da Secretaria de Mobilidade Urbana, não implica em autuação: “As pessoas não podem ir lá e simplesmente pintar a sua faixa, até porque a guia rebaixada já sinaliza a proibição de estacionamento”, disse Cardoso.
“Quando a pessoa ver uma faixa amarela o condutor deve observar que tipo de placa está regulamentando este estacionamento {...} realmente as pessoas abusam mesmo, porém faixas pintadas sem autorização da pasta são pintadas de cor normal, o amarelo é uma cor de apoio, para que o motorista fique atento, não para proibir o condutor, o que proíbe ou regulamenta é a placa regulamentadora”. Explicou Adauto.
ESTACIONAMENTOS SINALIZADOS
Adauto também foi questionado sobre a questão dos estacionamentos sinalizados como “Parada rápida”, “Carga e descarga”, “Estacionamento Rápido 15 minutos” dentre outros, sobre ser propriedade do comércio ou do município: “O estacionamento de parada rápida ou de 15 minutos, é pra todos, não existe isso de que a parada rápida é exclusiva do comércio, a parada é pública e de uso público”, finalizou Cardoso.
Primeiras 4.880 doses da CoronaVac chegaram na tarde de hoje ao município
Doses devem chegar à região até sexta-feira (22)
Serão 80 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para atendimento de pacientes de diversas patologias
Informação foi obtida com exclusividade pelo Sistema JMN de Comunicação
Convênio com a Santa Casa de Prudente será de R$ 480 mil mensais