Nesta semana, unidades que integram a rede municipal de ensino de Prudente deram início ao Programa Bombeiro na Escola, que é destinado a alunos do 4º ano do ensino fundamental. Em parceria com o 14º Corpo de Bombeiros, as atividades são ministradas pelo Sargento PM Fábio Luiz, que escolheu os distritos para começar o projeto em 2023: E.M. Alberto Bernardes Sotelo, em Floresta do Sul, e E.M. Carlos Alberto de Arruda Campos, em Eneida, além da E.M Ivo Garrido, no Jardim Mediterrâneo.
De acordo com o sargento, em 2023, o programa Bombeiro na Escola deve atender em Prudente cerca de 1.900 alunos, que seguirá um cronograma pré-estabelecido para atender todas as escolas de ensino fundamental.
Ainda segundo o PM, por meio do programa, os alunos têm dois meses de aulas, período em que são trabalhados os seguintes temas: funcionamento e acionamento dos serviços de emergência do Corpo de Bombeiros, propagação do fogo, formas de combater acidentes domésticos, primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e cidadania.
Também são ensinadas aos alunos todas as informações necessárias para que a criança saiba como agir em situação de perigo. O programa é concluído com redações e desenhos sobre o conteúdo aprendido, além da visita ao Grupamento de Bombeiros para conhecerem de perto os trabalhos realizados pela corporação.
O Programa acontece por meio da parceria entre o 14º Grupamento de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com apoio das escolas, dos alunos, das famílias e da comunidade.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância