Nesta quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Prudente publicou resolução com orientações gerais na retomada das aulas presenciais em todas as unidades. Entre elas, a desobrigação de notificação de casos isolados de covid-19 em alunos, aulas não serão suspensas, porém, profissionais e estudantes com sintomas devem ser barrados na entrada.
Dentre as orientações, está a priorização de atividades ao ar livre; o distanciamento considerando o espaço físico disponível, o revezamento das turmas e o espaçamento de acordo com as possibilidades na hora da alimentação.
De acordo com a Seduc, apenas casos de surtos devem ser notificados pela unidade. Nesta situação, poderá ocorrer o fechamento da sala ou prédio em 'casos específicos' após avaliação.
Já nas situações em que alunos e profissionais testarem positivo para a Covid-19, em casos isolados, serão afastados de todas as atividades escolares, devendo cumprir o isolamento de acordo com as ordens médicas, pelo período determinado no atestado.
Mas, as atividades escolares seguirão normalmente.
Acompanhando a Lei Federal 13.979/2020, a resolução desobriga o uso de máscara por crianças abaixo de três anos e alunos autistas de qualquer idade.
Em caso de alunos e profissionais com sintomas gripais, o documento orienta que estes não devem adentrar à escola. Caso profissionais apresentem sintomas gripais na unidade, devem ser orientados a se retirarem do prédio e, imediatamente, procurarem o serviço médico para a realização de TRA (teste rápido) em Unidade de Saúde referência no momento.
Se o aluno apresentar sintomas gripais na escola, não poderá mais permanecer no prédio e os pais ou responsáveis serão contatados.
Alunos que apresentam fatores de risco ou comorbidades podem optar pelo atendimento remoto.
A Seduc ressalta a importância da vacinação das crianças contra a Covid-19, garantindo a promoção de ações de sensibilização, orientação, apoio e incentivo. Porém, não vai barrar não vacinados nas unidades escolares.
Outras duas etapas de votação estão previstas até o fim de abril para definir as instituições que adotarão o novo modelo educacional
Qualificação é voltada para quem deseja aprender sobre ferramentas de Inteligência Artificial
Estudantes do ensino médio têm até 7 de março para se cadastrar no programa de monitoria
Município paulista é reconhecido pelo desempenho na alfabetização infantil
A lista com os nomes dos pré-selecionados já está disponível no site oficial