Foto cedida
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou a primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim (Obmep Mirim) para alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal. Participaram 1.707 estudantes. Ao contrário da Obmep, essa versão não oferece prêmios nacionais; a competição é intraescolar. A primeira fase consiste em prova classificatória com quinze questões objetivas. Os classificados avançam para a segunda fase, agendada para 9 de novembro, com mesma estrutura de questões. Medalhas serão entregues pelo IMPA. A classificação segue ordem decrescente das notas; quem zerar, é desclassificado.
A Obmep Mirim, voltada para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo IMPA com apoio da B3 Social, CAPES, CNPq e Sociedade Brasileira de Matemática. Seu propósito é estimular o ensino criativo e lúdico da matemática nas séries iniciais.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância