A Prefeitura de Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), retomou as atividades do Programa de Educação Integral Cidadescola, para o ano letivo de 2023. Nesta semana foram iniciadas atividades em 17 unidades escolares e, para o próximo dia 3, estão previstas para serem iniciadas em outras 12, de forma escalonada, totalizando 29 escolas do ensino fundamental.
Neste retorno, após as férias, a secretária municipal de Educação, professora Sirlei Oliveira, a coordenadora pedagógica do programa, Aline Feba, e o supervisor de ensino Edimar Aparecido estiveram acompanhando as atividades na EM João Sebastião Lisboa.
Nos últimos anos, o Programa Cidadescola buscou atender os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, em período integral, e enfrentou os desafios impostos pelo distanciamento social devido à pandemia de Covid-19 e também a ausência de políticas públicas federais para o financiamento da educação integral nos municípios e demais entes federados. Essas circunstâncias envolveram adiamentos e requisitaram consultas, estudos, discussões e despontou o fortalecimento de equipe técnica na Seduc.
Para o ano de 2023, o Programa Cidadescola funcionará nos termos de Orientação Técnica, com a previsão de atendimento de 2.320 alunos, distribuídos em 93 turmas, nas 29 escolas municipais.
As atividades ocorrerão nos cinco dias da semana, no contraturno escolar, aumentando a jornada escolar dos alunos para oito horas diárias, sendo que as oficinas ofertadas pelo Programa Cidadescola estarão inseridas nos cinco macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Esporte e Lazer; Ciência e Tecnologia; Cultura e Arte; e Meio Ambiente.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância