Após os excelentes resultados na etapa regional (estadual) da FIRST LEGO League, com a conquista do primeiro lugar nas categorias Core Values e Design do Robô, as equipes SESI Eagles, da Escola Sesi de Osvaldo Cruz e a SESI Robobio, da Escola Sesi de Prudente (Furquim) receberam uma outra notícia muito importante: elas conquistaram uma vaga pra a etapa nacional da competição, que reúne as principais equipes do Brasil.
A SESI Eagles sempre sonhou em alcançar esse objetivo. “São quase três anos de um projeto que vem sendo realizado com muita dedicação, buscando formar uma equipe forte e competitiva”, explica o treinador Vinícius Rossini. Mesmo diante das dificuldades encontradas durante a pandemia, o trabalho seguiu firme mesmo à distância. “Estamos muito satisfeitos com tudo isso que está acontecendo, é o esforço de todos sendo coroado”.
A alegria também foi muito grande entre os integrantes da SESI Robobio. “Estávamos apreensivos, e não esperávamos essa ida para o nacional. Mas todos estão muito felizes, alguns até choraram quando receberam a notícia”, conta o técnico Marcio Haruhiko Chidi. Agora, os trabalhos seguem no sentido de acertar os detalhes do robô e aprimorar todos os aspectos da competição. “É algo inédito para nós, então é trabalhar bastante para chegarmos lá bem competitivos”.
A etapa nacional é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Trata-se do Festival SESI de Robótica, que acontece entre 27 e 29 de maio (local a definir). Estudantes com idades entre 9 e 19 anos precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância