O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023. Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados nesta quarta-feira (23), às 18h. O cronograma foi divulgado hoje (21) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas Anísio Teixeira (Inep). O Enem foi aplicado nos domingos, 13 e 20 de novembro, em mais de 1.700 municípios para aproximadamente 2,5 milhões de alunos.
Os gabaritos vão estar disponíveis no portal do Inep.
Mesmo com os gabaritos da prova em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova, isso porque o Enem utiliza a Teoria do Item de Resposta (TRI) como método de correção. As notas variam de acordo com os sucessos e reprovações dos alunos em testes individuais.
O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas serão divulgados apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos. O tema deste ano foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Após a divulgação dos resultados do Enem serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior, em data ainda a ser divulgada.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
Fonte: Agência Brasil
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância