Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Champagnat de Presidente Prudente estão aprendendo o conceito na prática, nas aulas de Matemática ministradas pelo professor Wesley Barbosa Dourado
Fazer origamis, as famosas dobraduras de papel, é uma prática muito benéfica que, além de trazer bem-estar, exercita a coordenação motora, a percepção espacial e estimula a concentração. Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Champagnat de Presidente Prudente estão aprendendo o conceito na prática, nas aulas de Matemática ministradas pelo professor Wesley Barbosa Dourado.
O origami é uma forma de arte tradicional do Japão na qual é possível criar uma figura plana ou objeto tridimensional em papel por meio de dobras geométricas específicas. Para ter sucesso na empreitada, é preciso somente papel e uma dose de tranquilidade.
Na atividade, os alunos elaboram as dobraduras formando figuras que contribuem para aperfeiçoar o estudo de divisões, frações, razão e proporção, geometria plana e espacial, simetria, além de organizar o pensamento e exercitar a memorização.
“É uma forma atraente e divertida e um excelente recurso didático. O aluno se torna protagonista, pois, além de aprender de uma maneira diferente, consegue ver na prática os conceitos, medidas e nomes que aprende nas aulas”, explica o professor.
Os Benefícios da prática do origami são: Aprimora a noção estética, a observação de cores, texturas, materiais e formas, Incentiva o desenvolvimento de esforço, paciência e persistência para criar figuras, Trabalha a coordenação motora, a percepção espacial e a lateralidade, habilidades necessárias para compreender o passo a passo de uma dobradura, Exercita a criatividade, já que, a partir de um pedaço de papel, é possível criar uma figura;, Exige concentração para prestar atenção nos movimentos realizados para finalizar uma obra, Incentiva a memória, que é ativada quando lembramos dos passos depois de repetir algumas vezes o mesmo origami e Causa sensação de satisfação ao produzir o próprio brinquedo.
Outras duas etapas de votação estão previstas até o fim de abril para definir as instituições que adotarão o novo modelo educacional
Qualificação é voltada para quem deseja aprender sobre ferramentas de Inteligência Artificial
Estudantes do ensino médio têm até 7 de março para se cadastrar no programa de monitoria
Município paulista é reconhecido pelo desempenho na alfabetização infantil
A lista com os nomes dos pré-selecionados já está disponível no site oficial