A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) inicia, na terça-feira (3), as inscrições para o curso básico online e gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o curso, já qualificando mais de 23 mil pessoas em 400 municípios paulistas, será ministrado por professores surdos em quatro turmas semanais.
O programa abrange diversos temas, de expressões faciais a verbos, com 40 horas de curso, incluindo 30 horas ao vivo via Zoom e 10 horas de atividades extras. Para obter certificado, é necessário 75% de frequência nas aulas ao vivo e média final 5,0. O curso, destinado a maiores de 18 anos, tem vagas limitadas e visa capacitar pessoas sem deficiência auditiva para se comunicarem com os mais de 492,9 mil deficientes auditivos em São Paulo.
As inscrições mensais podem ser feitas pelo site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br, abrindo oportunidades para uma comunicação mais inclusiva em todo o estado.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância