As unidades da rede municipal de ensino que atendem a etapa do ensino fundamental (1ºs aos 5ºs anos) estão realizando até o dia 10 de fevereiro uma consulta às famílias e responsáveis sobre o interesse nas atividades de tempo integral do Programa Cidadescola, inclusive para quem já estava matriculado em 2022. A consulta teve início no dia 7 de fevereiro.
A pesquisa tem como objetivo otimizar as ações do programa, planejando atendimentos conforme o perfil de demanda de cada unidade escolar, reorganizando espaços e também verificando a possibilidade na viabilização da ampliação nos atendimentos. Após a consulta, será gerada a lista de atendimentos de cada unidade escolar para 2023 e também as listas de espera, que serão divulgadas no site da prefeitura.
As atividades do Programa Cidadescola acontecem no contraturno escolar e contam com oficinas diversas, nos eixos de esportes (recreação), orientação de estudos e leitura, arte e cultura, meio ambiente, oficinas de empreendedorismo, entre outros, que são oferecidas pela administração municipal e também em parceria com a iniciativa privada.
Entre as ações, destacam-se o Projeto Guri nas Escolas, oficina de handebol com Instituto EDESPP, oficina de beisebol com ACAE, oficina de esportes e orientação de estudos e leitura com Programa AABB Comunidade, oficina de empreendedorismo (Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP) com o Sebrae/SP e oficina de robótica com o SESI. As atividades do programa ocorrem nas unidades escolares, no Núcleo Ana Jacinta, na Fundação Inova Prudente e nos espaços dos parceiros.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância