Quatro escolas municipais de Prudente integram o projeto “Coleta e Reaproveitamento de Óleo de Cozinha Usado”. A iniciativa consiste em uma ação de cooperação entre a cidade, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, o Fundo Social de Solidariedade, a Companhia de Saneamento Básico (Sabesp) e a Granol.
As escolas municipais Padre Emílio Becker, Vereador Lima Barboza, Ivan Junior, Professor Krisan Martin e Antonio Zacharias Rotariano, de acordo com a coordenadora pedagógica da rede, Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi, demonstraram interesse em participar do projeto assim que foi apresentado, desse modo, ele passou a ser detalhado por meio de divulgações nas HTPCs (horas de trabalho pedagógico coletivo) com os professores.
“Esse é um projeto de cunho socioambiental, auxiliando na formação de cidadãos. Hoje, por mais que a gente tenha tecnologias para limpar o que geramos de lixo, isso gera custos, um estresse ambiental desnecessário. Então, o que se espera de resultados é a diminuição da quantidade de óleo de cozinha com destinação incorreta, promovendo o envolvimento da comunidade escolar numa ação socioambiental”, destaca Glenda.
A educadora lembra que o óleo de cozinha descartado de maneira irregular tem grande potencial para poluir o solo e a água, e assim podem criar novos produtos com a destinação correta do óleo usado. Além disso, completa que a Granol doará 90 ml de óleo novo para o Fundo Social de Solidariedade a cada 4 litros de óleo. (Colaboração – Eduardo Maranho).
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância