Reclamação é pela falta de resposta do poder público feita no dia 27 de outubro
Na manhã de hoje (8), as educadoras infantis da rede municipal de educação de Presidente Prudente fizeram novo protesto em frente à Prefeitura.
As servidoras reclamam da falta de resposta do poder público a uma proposta de 27 de outubro, mesmo tendo voltado às salas aula, como exigido pelo poder público para que as negociações avançassem.
Elas alegam que exercem a função de professor, porém, não fazem parte do magistério e, por isso, acabam sem acesso aos direitos, como o salário, que chega a ser menos da metade se comparado com o de professor.
O pedido das profissionais esbarra em um parecer técnico da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que considera a mudança de cargos inconstitucional.
Na última semana, os alunos do ensino integral foram dispensados antes do horário previsto devido à falta de funcionários. Os educadores haviam deixado as salas, pois diziam estar impedidos de exercer a função de professoras.
Em setembro, o Ministério Público firmou um acordo com o município para que sejam implementadas medidas para regularizar a atribuição de classes de berçário nas escolas do município.
Há 138 salas que só podem ser assumidas por professores de educação infantil. Ainda segundo o acordo, o município deve nomear e empossar, até o dia 30 de novembro, 10 professores e 67 até 31 de janeiro do ano que vem, prazos passíveis de prorrogação.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância