Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Libras, a Língua Brasileira de Sinais – 24 de abril -, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), por meio das escolas de Presidente Prudente, promoveu eventos alusivos à data.
Em uma delas, na Escola Municipal Professora Vilma Alvarez, no Jardim Cambuci, onde há uma aluna surda no 5º ano, a professora e interlocutora de Libras, Vanessa Malafaia, convidou Renan Roque, representando a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente (ASSPP), para uma roda de conversa com as crianças.
Os alunos foram participativos, fazendo diversas perguntas sobre a vida do Renan e o uso da Libras. Uma das perguntas feitas pelos estudantes foi se Renan havia sofrido preconceito por ser surdo quando criança. Ele, por sua vez, relatou que sua infância não foi fácil, pois era difícil se comunicar e, por isso, viveu momentos de preconceito e bullying. Renan lembrou que os intérpretes só começaram a atuar nas salas de aula depois que já havia concluído o ensino médio e que todo atendimento especializado que ele teve, era realizado separadamente, na Sala de Atendimento Especializado.
Já na Escola Municipal João Franco de Godoy (Navio), no Jardim Paulista, os alunos interpretaram duas canções em Libras: “Aquarela”, de Toquinho, e o Abecedário da Xuxa, por meio da professora e interlocutora Priscila Muniz. Além das músicas, a secretária municipal de Educação, Sirlei Oliveira, e o vereador Douglas Kato, estiveram presentes para falar sobre educação inclusiva e a efetivação do “Dia Municipal de Libras” no calendário da cidade.
No Brasil, 24 de abril é reconhecido como o Dia Nacional da Libras, tornando-se uma ferramenta essencial para a inclusão de pessoas surdas. Em Presidente Prudente, nesta semana, a Câmara Municipal incluiu na Lei Municipal 5.003/1997, que trata da “unificação das datas comemorativas na cidade”, o Dia Municipal da Libras por meio da Lei nº 11.116/2023.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância