Protótipo desenvolvido por estudantes permite visualização de dados meteorológicos e relatórios estatísticos sobre o clima na cidade
Um grupo de alunos do curso de Engenharia da Computação da Univesp em Presidente Prudente desenvolveu um sistema inovador para análise climatológica na região.
O projeto utiliza dados coletados por dispositivos de IoT instalados na estação meteorológica da universidade desde 2019, com o objetivo de compreender os padrões e variações climáticas na cidade.
O protótipo criado possui uma interface gráfica intuitiva, que permite aos usuários visualizarem os dados meteorológicos coletados e gerarem relatórios estatísticos e gráficos sobre o comportamento do clima.
O sistema pode ser útil para a tomada de decisões, especialmente na agricultura, setor importante na economia local, onde a previsibilidade da precipitação é fundamental para algumas atividades agrícolas.
A Univesp em Presidente Prudente oferece atualmente nove cursos, incluindo Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação e Administração.
O polo funciona por meio de convênio com a Prefeitura, utilizando espaços da Fundação Inova para o ensino e coordenação dos cursos.
Outras duas etapas de votação estão previstas até o fim de abril para definir as instituições que adotarão o novo modelo educacional
Qualificação é voltada para quem deseja aprender sobre ferramentas de Inteligência Artificial
Estudantes do ensino médio têm até 7 de março para se cadastrar no programa de monitoria
Município paulista é reconhecido pelo desempenho na alfabetização infantil
A lista com os nomes dos pré-selecionados já está disponível no site oficial