Os 1.931 alunos matriculados nos segundos anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Presidente Prudente passarão pela Avaliação da Fluência Leitora, realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), que deve ser concluída até esta sexta-feira, 30 de junho.
Na avaliação, os aplicadores (professores e orientadores pedagógicos) utilizarão Tablets como ferramenta avaliativa. Em Prudente, estão participando 30 escolas municipais, que atendem as 80 classes de 2º ano do ensino fundamental, onde estão matriculados os 1.931 alunos desta faixa etária.
A ação, promovida pelo Estado, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem por objetivo identificar o nível de leitura dos alunos paulistas, além de coletar insumos práticos para a construção de estratégias pedagógicas eficientes para superar os déficits em aprendizagem no Ciclo de Alfabetização no estado de São Paulo, bem como construir políticas públicas eficientes para a educação.
Conforme o CAEd, a fluência leitora é uma habilidade essencial no processo de alfabetização e construção das aprendizagens ao longo da vida e é de suma importância que ela aconteça na idade certa, até os sete anos.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância