Município é destaque nacional em práticas educacionais voltadas à infância
Foto - Reprodução intenet
Presidente Prudente foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, posicionando o município entre os melhores do Brasil em iniciativas voltadas à alfabetização de crianças. Com uma pontuação de 92 em um total de 100, Prudente é destaque por suas boas práticas educacionais.
O selo, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), foi instituído pelo MEC como uma estratégia para avaliar e reconhecer secretarias de educação que implementam políticas públicas eficazes para garantir a alfabetização das crianças. A avaliação incluiu cinco dimensões: ações estruturantes, formação de professores, distribuição de materiais didáticos, políticas de alfabetização e estratégias de avaliação.
Entre as iniciativas avaliadas, o município se destacou pela adesão a programas federais e estaduais de alfabetização, pela implementação de planos de trabalho estruturados e pela criação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar Municipal (Sarem). A formação de professores e gestores também foi fortalecida com parcerias estratégicas com instituições como a Unesp e o Sesi.
Com essa conquista, Presidente Prudente reafirma seu compromisso com a educação e serve como referência para boas práticas educacionais no Brasil.
Candidatos podem escolher até dois cursos e têm até o dia 21 para se inscrever no processo seletivo utilizando a nota do Enem 2024.
Inscrições para o programa vão até sexta-feira; escolas atenderão estudantes com refeições balanceadas durante janeiro.
Famílias interessadas em garantir vaga para atendimento de crianças durante o mês de janeiro devem se cadastrar até sexta-feira (12) na Secretaria Municipal de Educação.
Medida busca promover um ambiente escolar mais produtivo e harmonioso, com exceções para fins pedagógicos e inclusão de alunos com deficiência.
Fatecs abrem inscrições para o vestibular 2025 nesta quinta-feira (14); candidatos têm até 12 de dezembro para se inscrever.