Proposta foi aprovada no Senado Federal e deve ser votada na Câmara dos Deputados
As pessoas com deficiência e motoristas que fazem transporte autônomo de passageiros terão até o ano de 2026 para comprarem carros com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A proposta foi aprovada no Senado Federal e agora precisa ser votada na Câmara dos Deputados. O relator da matéria, senador Romário (PL-RJ), disse que foi uma grande conquista para estes grupos de pessoas, como deficientes e taxistas que desejam comprar um carro zero quilômetro com este desconto de impostos.
O economista Gilberto Braga diz que este desconto do IPI é representativo e auxilia, e muito, as pessoas deficientes a comprarem um automóvel, já que elas têm dificuldades de se locomoverem por meio de transporte público. “Se fosse feito nas condições de tributações regular, ele seria um veículo com um preço extremamente caro. Então, é uma prática internacional que se facilite o acesso das pessoas desse grupo ao transporte, até porque o transporte coletivo no Brasil muitas vezes é muito deficiente”, ressalta o economista.
A pessoa com deficiência pode receber a isenção do IPI, ICMS e IPVA, o que representa uma redução de 30% no valor do carro. Para obter este desconto, o valor do veículo não pode ultrapassar R$ 70 mil.
Fonte: Rede de Notícias Regional
Dados do CAGED mostram queda no número de vagas na cidade, com exceção do comércio, que registrou crescimento no número de contratações.
Farinha, principal insumo, ficará mais cara devido à importação de trigo; aumento preocupa consumidores.
Primeira parcela paga até sexta e segunda parcela a partir de 1º de dezembro; trabalhadores devem ficar atentos à tributação e cálculos proporcionais.
Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio